Pensando Verde

24 coisas que você pode fazer para ajudar o planeta

O aquecimento global é um assunto sério e que está muito em voga ultimamente. Nós não precisamos esperar do nosso governo ações, podemos começar por nós mesmos… Sabe aquela história, “de milho em milho a galinha enche o papo”? Pois é… isso se encaixa pra gente também… se fizermos sem pensarmos se o nosso vizinho está fazendo ou não, as coisas podem começar a melhorar…

Pensando nisso, separei aqui 24 coisas que você pode fazer para ajudar o planeta. Vamos lá?

1. Troque sua lâmpada normal pela LED. Essa troca economiza muito dióxido de carbono.

2. Mantenha sempre o filtro do seu ar condicionado limpo. É impossível não se usar ar condicionado com o calor que passamos na maioria dos estados brasileiros, portanto mantenha sempre o filtro limpo, economizando também o gasto de dióxido de carbono.

3. Ao comprar novos produtos opte sempre pela empresa que pensa na questão socio-ambiental. São empresas que pensam na menor perda e que utilizam menos da nossa floresta.

4. Não deixe nenhum eletrônico em standby. Eu sei que é mais prático, porém estamos gastando energia sem estarmos realmente usando, sabe?

5. Descongele sua geladeira antiga com frequência. Como sabemos que não é tão simples trocar nossos eletrônicos antigos por novos, tente sempre mante-los com a menor quantidade de gelo possível. Quando o congelador está com aquela barreira de gelo, força mais a geladeira, fazendo até mesmo com que o aparelho pife.

6. Mantenha a temperatura do ar condicionado estável. Se deixar o ambiente muito frio, logo terá necessidade desse frio diminuir, portanto tente sempre manter a temperatura estável para que não tenha que ficar abrindo e fechando janelas e portas.

7. Ao lavar a loça, mantenha a torneira fechada.

8. Caso tenha máquina de lavar louça em casa, utilize-a somente quando estiver cheia. Não ligue seu aparelho para lavar somente um prato, garfos e alguns copos.

9. Não gaste horas no banho. Estudos comprovam que 5 a 10 minutos já são suficientes para que fiquemos limpinhos e cheirosos! =)

10. Utilize o mínimo de água quente possível.

11. Tente, o máximo possível, secar suas roupas ao ar livre. Aqui no Brasil não temos tanto costume de usar máquina de secar, mas para quem as usa, tente economizar nesse quesito também… Fora que essa economia também ajuda para que tenha menos surpresas com roupas encolhidas…

12. Verifique se no seu bairro existe algum sistema de coleta de lixo seletivo. Eu conheci esse sistema em SP, onde 1x por semana o carro do lixo passa recolhendo o lixo seletivo, SEM CUSTO ALGUM.

13. Faça compras inteligentes quando for ao mercado. Uma garrafa de um litro e meio vale mais a pena do que 3 de 500 ml, assim você economiza o seu bolso e leva menos plástico pra casa.

14. Tenha sempre na sua bolsa uma ecobag! Além de economico, é um charme. Adoro quando vou a uma loja e abro minha ecobag. Todo mundo olha e pergunta o que é…

15. Use sempre uma garrafinha de água no trabalho. Aonde eu trabalho somente eu usava garrafinha de plástico, mas as pessoas já estão começando a aderir a essa ideia. Fico muito feliz em ver a consciência das pessoas mudando!

16. Plante uma árvore. Além de legal para o planeta é super divertido!

17. Opte pela comida fresca a congelada. A comida congelada usa 10x mais energia para ser produzida.

18. Compre comida orgânica sempre que possível.

19. Coma menos carne. Os animais agradecem!

20. Ande mais a pé ou de bicicleta. Se possível, escolha um dia da semana para ir para o trabalho de bike. Além de econômico, é super saudável.

21. Ofereça (ou dê) carona. Caso o trabalho seja longe, arrume um colega de trabalho para dividirem a gasolina e irem somente com um carro.

22. Mantenha seu carro sempre com a manutenção em dia. Assim você ajuda na redução de CO2 e economiza no combustível.

23. Proteja sua natureza e a do mundo. Contribua para que utilizemos menos de nossas florestas e a natureza que nos cerca.

24. Espalhe esse tipo de informação para todos ao seu redor! =)

Legal, né? Tem alguma sugestão que possamos incluir nessa lista??

Um comentário “24 coisas que você pode fazer para ajudar o planeta

  1. Nunca tinha vindo aqui no blog. Amei as dicas. Às vezes é óbvio e a gente não pensa (tipo a temperatura estável do ar condicionado). Ter passado a deixar uma ecobag sempre na mochila foi uma das melhores coisas que fiz. Nunca mais peguei bolsinha porque surgiu uma compra inesperada pra fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *