Entendendo o Produto, Pensando Verde

Upcycling: uma maneira ecológica de pensar design

reaproveitamento sustentável

Vocês conhecem o termo “upcycling”?

Não é apenas um novo conceito, mas um processo de reaproveitamento de objetos e materiais mais orgânico. Existem duas maneiras de reciclar: através do upcyling e do downcycling.

No upcycling a vantagem é que o seu processo agrega valor ao produto final, resultando em um produto diferenciado e original. Já no downcycling a dinâmica é mais simples e acessível, o que acaba gerando resultados inferiores. Dependendo do propósito e do destino final, é também muito válido.

No Upcycling, quando se fala de ressignificação e reutilizar algo que já existe, pode parecer, para quem escuta a primeira vez, que não tem mais valor algo que se tornaria lixo. Mas é importante pensar que o reuso desse material faz com que poupemos a vida do planeta Terra. Afinal, para fazer algo 100% novo é necessário se produzir toda a sua matéria-prima do zero, logo, desmatando a natureza. Se podemos evitar, sem perder a qualidade, por quê não? Isso é o que chamamos de “economia circular”. 😊💚

Aqui na loja temos alguns produtos que já utilizam dessa técnica e vou contar pra vocês um pouquinho de cada um desses produtos:

  • Porta Washitape, porta caneta e porta trecos: Esse produto é feito por um marceneiro da cidade onde estamos localizados, em Nova Friburgo/RJ. Ele possui muitos móveis de madeira parados e uma boa quantidade de sobras dessas madeiras. Ao conversar com ele, fiz a proposta de reutilizar esse material. E foi aí que nasceu essa belezinha ai embaixo. Bom pra ele, que reaproveita o que é bom e estava parado, bom pra gente que fica com a sensação de dever cumprido. 

porta washitape já com as washis

  • Pin e Cham de madeira: Para quem me acompanha no Instagram, sabe que eu sou apaixonada por pins e adoro enfeitar minha capa com eles. E a ideia de fazer algo em madeira surgiu também visitando meu fornecedor de etiqueta. Eu, muito curiosa, pedi para conhecer as máquinas e ao olhar para a prateleira vi uma porção de madeira que parecia sem utilidade. Perguntei se havia a possibilidade de fazermos objetos tão pequenos e ele disse que sim, fizemos o teste e eu simplesmente amei o resultado. E dai surgiram essas fofuras ai embaixo:

CHARMS:

Charm de Madeira

 

PINS:

Pin de Madeira

Por enquanto esse é nosso sortimento de produtos feitos a partir de upcycling. Espero que vocês tenham gostado dessa breve explicação! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *