Rotina Criativa

O que é Rotina Criativa?

A ideia de o que é rotina criativa é relativamente simples: mudar os hábitos para buscar um equilíbrio maior no dia a dia, permitindo abrir espaços para criar. Geralmente, a tentativa é de balancear três grandes áreas da vida: trabalho, família e saúde.

O fator que geralmente mais pesa na equação é o trabalho (ainda mais em tempos de pandemia, com algumas pessoas trabalhando de casa, quando as fronteiras entre o expediente e o tempo para si ficam mais borradas). É claro que, para muita gente, a jornada de trabalho é longa e não tem negociação. Mas, mesmo para essas pessoas, é possível tentar aproveitar melhor o tempo que sobra.

O que é preciso para ter uma rotina criativa?

Como fazer essa magia acontecer? Prestando atenção em coisas bobas (poderia dizer inúteis) que consomem seu tempo. O melhor exemplo: celular! Que atire o primeiro like quem nunca se perdeu na lupinha do Instagram, ou pulando de um vídeo engraçado pra outro no TikTok. Reduzir o tempo de tela vai te dar minutos preciosos para, por exemplo, fazer exercícios, dar atenção para as crianças, meditar, e — por que não? — ter uma rotina criativa…

Foto: Plasnn/Unsplash

Uma dica para tentar controlar o tempo no celular é usar apps que limitem o tempo de olho na telinha. Eu uso o Forest (que é gratuito para Android), mas há outras opções. Nele, eu coloco o tempo que quero me manter longe do celular, e ele bloqueia o aparelho. É possível cancelar essa “trava”, mas isso mata a árvore que você está plantando, o que acaba me desestimulando. E, se você usa alguns recursos do celular para o trabalho/estudo, ele permite criar uma “lista de permissão” de apps que você pode usar mesmo com o celular travado.

Como leio no celular, na minha lista, eu incluí os apps do Kindle e do Google Livros. E, por causa dos textos da faculdade, os aplicativos do dicionário de inglês e do Google Tradutor também ficam com uso livre.

Cuidado com a procrastinação

A procrastinação no expediente pode ser outro dreno de tempo. Às vezes nos distraímos e não rendemos tanto. Assim, acabamos precisando de hora extra pra finalizar as tarefas, o que alonga o espaço do trabalho na rotina. Tentar resistir à tentação da procrastinação pode auxiliar na busca pelo equilíbrio.

Use bem o seu tempo

A ideia por trás da rotina criativa é que se use bem esse tempo antes desperdiçado. Vale passar mais tempo com a família (o que pode garantir ótimos momentos, dar insights que levem a um novo projeto ou até aprender algo novo); ou se dedicar a uma atividade de criação, como escrita, pintura, leitura ou outra coisa que estimule sua criatividade.

Mas o mais importante: não estou dizendo que é fácil mexer no dia a dia em busca de uma rotina mais criativa. Mas você topa tentar umas mudanças?

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.