Rotina Criativa

Como ser criativo?

Oi, meu nome é Alyne, e eu crio coisas no Entre Pétalas. Agora, faço parte do time que tem a honra de falar nesse espaço, e meus posts serão sobre rotina criativa e criatividade em geral. Na responsabilidade de escolher o tema do primeiro post, decidi falar sobre o começo de tudo: como ser criativo.

Provavelmente, você já pensou como eu: “não sou criative”. Bom, lamento dizer, mas a gente estava pensando errado. A criatividade faz parte da gente. Faça um exercício e tente lembrar o tanto de coisas que você inventava quando era criança, a gente só deixou a imaginação adormecer por váárias questões (ainda vou voltar nisso).

A criatividade é fruto de exercício (de preferência) diário. E vou dar aqui algumas dicas de como ser mais criativo ou desenvolver essa criatividade dormente, do alto da minha breve experiência:

Está difícil? Busque inspiração

Eu ainda me sinto limitada quando o assunto é decorar as páginas do meu journal (que eu uso como uma espécie de diário), mas melhorei um bocado depois que descobri a Sônia no Instagram. Eu faço igual a ela? Não! Primeiro porque seria cópia, segundo porque cada um tem seu jeitinho, seus gostos.

Olhar para o outro para se inspirar é ver ideias que podem servir para você e adaptar. Por exemplo: ela fez um vídeo usando feltro para fazer um quadrado trançado e decorar o journal dela. Eu adaptei ao que tinha: recortei as folhas coloridas de uma revista.

Nick Fewings/Unsplash

Como ser criativo sem medo de errar?

Nesse experimento anterior, resolvi testar com umas folhas que não eram lisas, deixei o lado criativo fluir e recortei a parte das fotos e trancei. O resultado? Péssimo. Ficou a lição e bola pra frente. O bom é curtir o caminho, aproveitar os minutos que passei focada na atividade e não na minha ansiedade.

Faça da criatividade uma rotina

Assim como o ideal é se exercitar com frequência para ter um corpo saudável, seu lado criativo também precisa se movimentar constantemente. Seja participando de desafios criativos (vários perfis no Instagram criam desafios mensais) ou colocando metas próprias. Mas o simples fato de adotar hábitos criativos também ajuda. Comece pequeno. Tente por uma semana, talvez em dias alternados, até se sentir confortável para tentar algo mais longo.

A Luh Testoni, por exemplo, tem um desafio fotográfico novo a cada mês. Mas você pode transformar em desafio de lettering ou desenho, ou escrita (deixe sua imaginação fluir)! Olhando na hashtag #creativechallenge, você também pode achar outras ideias de desafio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *